Projeto Torreão
O Projeto Torreão é um projeto de economia social desenvolvido pelo SAOM, uma instituição privada de solidariedade social, criado em 1976.
Este projeto visa colmatar as dificuldades financeiras frequentemente sentidas por este tipo de instituições e criar autonomia financeira.
A ideia começa em 2006, com outro projeto, o “Dar Sentido à Vida” que visa dignificar e reinserir socialmente pessoas em situação de sem-abrigo ou em grave risco de exclusão social, através da obtenção de maiores níveis de qualificação académica, de uma rigorosa formação na área da hotelaria e restauração e do aumento de atributos e competências pessoais, sociais e profissionais indispensáveis a uma sustentada reintegração profissional.
A par da formação em contexto de sala, o projeto promove um dispositivo de treino constante para os formandos em situações concretas de trabalho, através de serviços de catering e restauração organizados nas instalações do SAOM e em locais da área metropolitana do Porto para os quais sejam solicitados os serviços, como em casas particulares, empresas, fundações, centros de congressos. Esta dinâmica articulada de aprendizagem e prestação de serviços no mercado é sempre orientada e supervisionada pela equipa técnica e formativa associada ao projeto e tem permitido angariar fundos para responder a necessidades que têm sido identificadas junto dos destinatários, para as quais não existe outro tipo de financiamento e que são determinantes na aquisição de recursos indispensáveis ao exercício de uma profissão e ao bem-estar em geral. Essas necessidades prendem-se com tratamentos de saúde oral, aquisição de óculos, aquisição de produtos de higiene e aquisição de mobiliário e eletrodomésticos para equipamento básico de uma casa. A participação dos formandos nesta dinâmica de treino e angariação de receitas é ilustrativa da possibilidade de implicação e protagonismo dos destinatários de projetos sociais na resolução dos seus próprios problemas.
O resultado mais esperado com este projeto é que as pessoas que o integram possam mudar a sua condição vulnerável de vida, aumentem a sua autoestima e alcancem novos objetivos de integração social, laboral e habitacional. Espera-se também que o projeto “Dar Sentido à Vida” consolide cada vez mais as iniciativas externas e de mercado que o complementam e reforçam, como o “Projeto Torreão”, que são os serviços de restauração organizados desde 2012 nas próprias instalações do SAOM, os serviços de catering para outros locais, e o restaurante “Português de Gema” aberto em 2014. A consolidação destas iniciativas tem por objetivo garantir os postos de trabalho criados para ex-formandos do projeto, manter uma componente de qualidade no treino formativo e gerar receitas que continuem a apoiar as necessidades e dificuldades mais prementes de todos os destinatários deste projeto.
A abertura do TORREÃO Restaurante | Bar, em maio de 2016 visa os mesmos objetivos: ser um instrumento de luta contra a pobreza, uma forma de dinamizar e treinar competências, uma prova de que também o setor social pode e deve ser empreendedor e gerar recursos para resolver os problemas que são de todos nós.